sábado, 26 de janeiro de 2013

Saúde: HPV no homem

O que é?

É uma DST (Doença sexualmente Transmissível)  causada por um vírus, Papiloma vírus humano (HPV). Aparece como lesões as vezes despercebidas ou microscópicas nos genitais de homens e mulheres. Podem ser várias lesões em um só local, ou em vários locais do genital, pode variar no tamanho ou ser apenas uma lesão. Geralmente ocorre no pênis, na cabeça do pênis, embaixo da cabeça, no saco, no ânus, entre o saco e o ânus, na boca e dentro do buraco por onde sai a urina. 

O HPV também é conhecido como verruga genital, crista de galo e condiloma acuminado.

Foto: site Esporte Castro Alves
A maioria das infecções por HPV quase não tem sintomas ou não aparece, as vezes sumindo  sozinha. Tanto o homem quanto a mulher podem estar contaminados pelo vírus sem apresentar sintomas. A doença pelo HPV tende aparecer como lesões microscópicas (pequenas demais) ou não produzem lesões. Quando não vemos lesões não é possível garantir que o HPV não está presente, mas apenas que não está produzindo doença.

Foto: tirarverrugas.com
Como transmite?

Você pega a doença pela relação sexual em contato direto com a região contaminada (boca, ânus, pênis, saco, vagina) podendo ou não apresentar verruga. Você pega através boca com pênis ou vagina, pênis com ânus ou vagina,ou contato da mão no pênis, ânus ou vagina contaminada. Assim sendo, pego o HPV mesmo sem penetração. Fazendo ou recebendo sexo oral também pega HPV.



As verrugas são as que menos evoluem para câncer. É preciso ficar atento para os tipos de HPV que não provocam verrugas, esses são tipos que podem evoluir para câncer de pênis, ânus, boca, garganta e de colo do útero na mulher. 

Os principais fatores para desenvolver essa doença são:
Fumante pesado = CIGARRO CAUSA CÂNCER
Outras DSTs = SEXO SEM CAMISINHA
Vários parceiros = PESSOA PROMISCUA
Resistência baixa = AIDS

TRATAMENTO

O tratamento do HPV tanto no homem como na mulher é o mesmo e varia conforme a localização das lesões e a forma destas.
A maioria das lesões são tratadas topicamente através de substâncias como ácido tricloroacético. O tratamento pode ser feito também utilizando-se a cauterização elétrica (Queimando as verrugas), laser, crioterapia (Congelando) e cirúrgica (Retirando a  verruga através de corte com bisturi). 
Estudos mostram que em homens operados de fimose ou que tinham a cabeça do pênis exposta, a incidência de doença por HPV era bem menor.

PREVENÇÃO



O uso de preservativos nas relações sexuais é sempre recomendado. Lembrando que a camisinha só protege o pênis, ficando exposta as outras áreas que entram em contato com o corpo do parceiro. Como a região escrotal (saco) e a região pubiana (pelos em cima do pênis). SE PEGA ATRAVÉS DO ENCOSTAR, CONTATO COM AS VERRUGAS.

Recentemente foram desenvolvidas vacinas que protegem contra o HPV, com proteção de 95% contra estes vírus. É aplicada em 3 doses no período de 6 meses. A proteção é estimada em 5 anos de duração. ENCONTRADA SOMENTE EM CLINICAS PARTICULARES.

Baladas LGBT Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BALADAS LGBT BELÉM. Tecnologia do Blogger.

Web Rádio

APLICATIVO PARA CELULAR

REDES SOCIAIS

Total de visualizações

CINE ORION

CINE ORION
End:Rua do Ó de Almeida N°498 entre Presidente Vargas e Frei Gil. Fones: 8057 - 7213 / 8849 - 2425

SAUNA POSEIDON

SAUNA POSEIDON
End:Trav.Soares Carneiro N° 315 entre Pedro Alvares Cabral e Municipalidade. Fones: 3230 - 3910

SAUNA PARADISE

SAUNA PARADISE
End:Trav.14 de Abril N° 1704 entre Gentil e Conselheiro. Fones: 3229 - 1762